Mensagem Pessoal

“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança.”(desconheço o autor)


domingo, 19 de setembro de 2010

O sermão da montanha, para educadores...

O sermão da montanha, para educadores... 

(Texto de  abertura do Programa Rádio Vivo — Rádio Itatiaia, Belo Horizonte —  de  15/10/2009).

       Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles...”
        Pedro o interrompeu:
        - Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
        André disse:
        - É pra copiar no caderno?
        Filipe lamentou-se:
        - Esqueci meu papiro!
        Bartolomeu quis saber:
       - Vai cair na prova?
        João levantou a mão:
        - Posso ir ao banheiro? 
        Judas Iscariotes resmungou:
        - O que é que a gente vai ganhar com isso?
        Judas Tadeu defendeu-se:
        - Foi o outro Judas que perguntou!
        Tomé questionou:
        - Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
        Tiago Maior indagou:
        - Vai valer nota?
        Tiago Menor reclamou:
        - Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
        Simão Zelote gritou, nervoso: 
        - Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
        Mateus queixou-se:
        - Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
        Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
        - Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
        Caifás emendou:
        - Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
        Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
        - Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto. E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...
        Jesus deu um suspiro profundo, pensou em ir à sinagoga e pedir aposentadoria proporcional aos trinta e três anos. Mas, tendo em vista o fator previdenciário e a regra dos 95, desistiu.
        Pensou em pegar um empréstimo consignado com Zaqueu, voltar pra Nazaré e montar uma padaria...
        Mas olhou de novo a multidão. Eram como ovelhas sem pastor... Seu coração de educador se enterneceu e Ele continuou:   “Felizes vocês, se forem desrespeitados e perseguidos, se disserem mentiras contra vocês por causa da Educação. Fiquem alegres e contentes, porque será grande a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram outros educadores que vieram antes de vocês”.
        Tomé, sempre resmungão, reclamou:
        - Mas só no céu, Senhor? 
        Tem razão, Tomé - disse Jesus - há quem queira transformar minhas palavras em conformismo e alienação.. Eu lhes digo, NÃO!
Não se acomodem. Não fiquem esperando, de braços cruzados, uma recompensa do além. É preciso construir o paraíso aqui e agora, para merecer o que vem depois...
        E Jesus concluiu:
        - Vocês, meus queridos educadores, são o sal da terra e a luz do mundo...

                                               (Texto do professor Eduardo Machado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário